futevolei.com.br

 

Tel:  21 2267-3414
9783-3221


 

  POINTS  DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

(clique aqui para cadastrar o seu Point e fazê-lo assim 
conhecido e acessível a todos que viajem para sua localidade)

É muito comum, nas praias do Rio de Janeiro, formarem-se aglomerados de pessoas para verem Romário, Márcio Garcia, Renato Gaúcho e outros jogando, como por exemplo nos Points da Constante Ramos, Ipanema ou Barra. Veja portanto alguns dos points que se confundem com a origem carioca deste esporte  (veja o item Historia).


 CIDADE: RIO DE JANEIRO - CAPITAL

COPACABANA 

Constante Ramos  (Redes Maracanã e Bariri - as duas primeiras a surgirem). Este Point é considerado o berço do Futevôlei, onde surgiram suas primeiras estrelas, seus idealizadores e criadores, como o jogador de futebol Almir Pernambuquinho, Japona, Sérgio Cachorrão e Sérgio Motorzinho (veja o item Historia), Paulinho Juca Chaves, Rudval, Armandão, Willian Brasil, Walter Piloto, Ivan (goleiro), Criollo, Selmo e Fernando Dentista (65 anos), sendo estes três últimos habituais até os dias de hoje. 

     Teve este Point  a participação e freqüência de grande jogadores de Futebol, como Dida, Vava, Carlinhos (Violino), Fontana, Dario (o bom baiano) China, Júnior, Edinho, Cláudio Adão, Jairzinho, Edmundo, Romário, Luizinho Tombo e figuras destacadas na mídia como Márcio Garcia, Eri Jonhnson, o saudoso Tião Macalé, Nenen Prancha, etc. 

    A Rua Constante Ramos é tradicional no Futebol de praia, tendo se destacado Armandão, Marquinhos Soneca, Marcone, Cajinho, Geraldo (Capitão Gancho, exaltado por João Saldanha, Sandro Moreira e Luis Mendes, que também muito destacaram o Futevôlei.). 

   Freqüentaram também este Point José Roberto Writ, Lídio e o saudoso juiz Margarida, Loureiro Neto (Rádio Globo), alguns membros da família Gracie, Paulo Lima (repórter), Carlos Magalhães (diretor de diversas novelas da Globo e atualmente do Big Brother Brasil e de "Pantanal") e o ator João Carlos Barroso, o "Dedinho". São também habitués do local os grandes incentivadores do esporte, Aldo Ribeiro e Marco Otávio.

  Como acima citado, o Point se divide em duas redes, a saber, Maracanã e Bariri. São portanto os seguintes os seus praticantes atuais:

Rede Maracanã - Nandoca, Criollo, Fernando Dentista, Maurição, Marquinhos, Robertinho, Ricardo, Renato, Robertinho (jogador), Bororó, Claudinho, Arnaldo, Gaúcho, Maguila, Alexandre e outros. 

Rede Bariri - André (Zaga), Tom, Deca, Betinho, Parrumpa, Selmo, "Pilé, o Mister M", Carlinhos Menotti, Carlinhos Pescoço, Paulinho, Leozinho, Maurício, André Russo, André Pop, Batom, Fernando Hot-dog, Rogerinho (Cabidela), Renatinho, Pacheco,  Paulão, Beco, Márcio, Fernandinho, André Amim, Eurico, China, Renato, Luciano, Chumbinho, Helinho, Jorginho, Jorge Sandro, Guilherme, Gustavo,  Escobar, Ozílio e muitos outros.

Rede Maravilha - Esta nova rede fica bem em frente a Constante Ramos, mais precisamente em frente ao Hotel Pestana.Dela fazem parte algumas pessoas conhecidas do futebol de praia, futevolei e ex-profissionais de futebol. A rede já está sendo chamada de rede Maravilha em homenagem a Jaime Pafúncio falecido recentemente, ou "Pafunção" para os íntimos da rede. Relação de craques: Parrumpa (ex-jogador do Chelsea), Alberto - (ex-jogador da Constante), Luizinho Lemos - (ex-jogador profissional America e Flamengo); Paulinho Batata (ex-jogador do Maravilha); Jorge Bastos (ex-jogador do Liverpool); Zanata (jogador do Ouro Preto); Selmo (o matador); Tostão, Nininho, Mauricio, Marcelo, Careca, Fernando Hot Dog, Canaveral, todos figuras conhecidas de Copacabana principalmente na Constante Ramos. Nosso lema é Amizade e Respeito pelo Próximo. A rede começa a funcionar sempre aos sábados,domingos e feriados à partir das 08:00h da manhã. Todos estão convidados a conhecerem o novo Point do Futi. 

Rua Bolivar - Junto com o point  da Constante Ramos é considerado por alguns como o berço do Futevôlei. Local onde o esporte começou a ser criado e mantém a tradição até hoje.

Miguel Lemos - Lugar onde Jairzinho iniciou-se na prática do Futevôlei. Lá surgiu o Futevôlei feminino, formando aquelas que viriam a ser as maiores estrelas do esporte. Este já foi o maior centro do Futevôlei, onde Romário viu pela primeira vez o esporte na época de sua primeira vez no Vasco da Gama, juntamente com Pedrinho Vicensoti (atual empresário de Edmundo). Recorde-se também de Armandinho, "o bailarino" e grande colaborador do esporte. Neste Point jogadores como Renan, Beto Moranguinho e Beco deram ímpeto a suas carreiras. Figuras como João Kleber e muitos outros também eram freqüentes, além de jogadores como Éder, Nelinho, Romerito, Mazinho (tetracampeão mundial), o grande Maradona, Edinho, Júnior, Mozer, e expectadores de honra como Telê Santana, Luiz Mendes, João Saldanha e Sandro Moreira.

Santa Clara - Point bastante antigo sendo freqüente também a  presença de vários dos jogadores nos Points acima citados, com uma rede que se tornou tradicional.

Almirante Gonçalves - Point tradicional do Futevôlei, onde aconteceram os primeiros torneios co patrocínio, na década de 80. Reduto de Renan, melhor jogador do Brasil e de outras figuras importantes no Futevôlei do Rio, onde até hoje são disputadas partidas emocionantes diariamente e com surgimento de novos valores.

Figueiredo de Magalhães - Rede mantida há mais de dez anos, onde freqüentemente são organizados torneios.

Ronald de Carvalho - Rede dos Trinta - No posto 2 em frente à rua Ronald de Carvalho, o Futevôlei já existe há mais de 10 anos, quando seus fundadores na rua (Ivan e Santana) trouxeram o Futevôlei. A rede dos trinta já teve a participação de muitos famosos como os ex-jogadores de futebol Jairzinho e Edinho. Apesar de ter um pessoal mais experiente, a rede conta com novos destaques de grande potencial como Léozinho, Baiano, Velho e lá já jogaram lá Cabeção, Hebinho e Gaetano entre outros.


LEME

  Foram realizados também no Leme os primeiros eventos, como a Copa Orloff de Futevôlei (1980). Tem também o Leme grande tradição no futebol de praia. Juntamente com a Constante Ramos e Vinícius de Moraes é um dos mais tradicionais Points, sendo seus habitués Julio César Leitão (Julinho) e o famoso jogador Romário. Há, entre as diversas redes do Leme, os seguintes pontos:

Rede do Amoroso e Amigos  -  É uma das primeiras redes tradicionais a ter campeonato de futevôlei juntamente com a Constante Ramos (Copa Orloff)
Participantes: Amoroso, Jairzinho (furacão de 70),Uruguaio, Sidinho, Gustavo (Sávio), Flávio, manuelzinho entre outros. Fica em frente à Taberna Atlântica.


Rua Antônio Vieira
 

Forte do Leme  


IPANEMA

Vinícius de Moraes (antiga Montenegro) - Reduto de Renato Gaúcho, do saudoso Doval e de Gugu, Jonas, Fernandinho, Marcelo e Dadica (os irmãos futebolistas). Foi também o Point de uma das maiores legendas do Futevôlei: o habilidoso Leivinha que em dupla com Marcelo (acima citado) formou uma das duplas que mais se destacou em sua época. Neste local se realizaram alguns dos eventos mais importantes quando o Futevôlei começou a ser reconhecido pela mídia, na década de 80, como as Copas Itaú. Tom Jobin celebrizou o bairro com sua música, espelhando a beleza feliz de um modo de viver que seria o tom da bossa nova; é sob esta atmosfera de ocasos pictóricos e silhuetas de lindas mulheres ao fundo, que regam-se os finais das tardes com Futevôlei na rua que é o coração de Ipanema...

Rua Joana Angélica  - Esta faixa que se estende entre a rua Joana Angélica e o Arpoador, com a notória Vinícius de Morais (vide acima) de permeio, na famosa praia de Ipanema, celebrizou o bairro, seja pela música, seja pela efervescência intelectual (nos recordamos das famosas "Dunas da Gal" e  do Pier), seja pelo lançamento de modas e costumes; não poderia também deixar de ser um Point do Futevôlei, como esporte geneticamente carioca.

Rua Garcia D'Ávila - Point de Cláudio Adão (Clique aqui para ver a Galeria de Cláudio Adão)  - Novo Point criado em 2002 pelo Mestre Cláudio Adão que com toda a sua habilidade e técnica expressa a alma do Futevôlei. Atualmente este point é freqüentado por grandes jogadores como: André He-man, Tuca, Mark, Felipe (Filho do Mestre) e outras grandes feras do esporte. Sem sombra de duvida este local vem se destacando nas areias de Ipanema, não só pela habilidade destes jogadores, mas também pela habilidade das grandes beldades deste magnífico esporte como: Márcia, Soraya, Val, Tati e outras.

Rêde Surf Futevolei Arpoador - Rede que representa a integração entre surf e Futevôlei, fica bem em frente a Praça do Arpoador e conta com a freqüência de figuras conhecidas nos dois esportes e iniciantes. Aí vão alguns nomes: Pedrinho, Rodrigo (Curumin), Felipe, Eduardo (Cara de Mico), Paulo Cachorro, Morango, Fabio, Selminho, Marsílio e outros que a cada dia vão pintando.
 

LEBLON

Barraca do Beto - Tradicional Point do Leblon, em frente à Barraca do Beto na rua Carlos Góes. Freqüentam este point os jogadores Younes, Daniel, Beto Careca, Macarrão e Miguel, entre outros. O lugar fica na primeira rede ao passar do posto 11.

Rede Tripulação - Fica entre as ruas João Lira e José Linhares no Leblon. Contando com um bom nível de Futevôlei nela se reúnem diversos participantes de todo o Leblon (Selva de Pedra, João Lira, Cruzada, final do Leblon) bem como de Ipanema, Copacabana, etc.

SÃO CONRADO 

Point do Paizão  -  Terceira Rampa Da Praia De São Conrado. Tem como participantes Gilbert Leal (O Cabeção), o ator e apresentador Márcio Garcia, Gilmar (Zagueiro Do Botafogo) , Magrão, Belo, Marcinho etc.


BARRA

Beton - Esse point existe há mais de 15 anos. Hoje em dia sempre há eventos e campeonatos de futevôlei. Há 3 redes e pela quantidade de praticantes do esporte está sendo criada uma associação. Fica entre o posto 5 e o posto 6, em frente ao segundo prédio do Beton e dos quiosques do Deo e do Fábio. Se realizam lá campeonatos, sendo um Point muito concorrido.

Golden Green - Point montado a mais de 8 anos contendo mais de 20 praticantes assíduos, alguns famosos também aparecem (Jairzinho, Ricardo Gomes, Léo Inácio etc.). O Point fica exatamente em frente ao condomínio Barra Golden Green, no quiosque em frente ao portão principal do condomínio. Os praticantes são: Antônio (Indiano), Eugênio (Russo), Valtinho (Helio de la Peña), Marcelo (Pior da Orla), Renato (Bombinha), Aragão (Boneco de Olinda), João (Faustão), Moreno (Marroquino), Jorginho (Filho do Chuck), Klinger (Pai do Chuck), Helio (Menino Maluquinho), etc.

Viajandão -  Muito embora atualmente esteja menos badalado, celebrizou-se por ser o Point de Romário durante longo tempo, onde o craque intensificou sua presença no esporte logo em seu retorno ao Brasil após o tetracampeonato mundial de 1994. Houve lá também torneios de importância.

Barramares - Local que atualmente é o mais freqüentado na Barra pelos jogadores de Futevôlei, entre eles Cláudio Adão, Zico, Edinho e outros.

Pepê - Local que homenageia o famoso Pepê (surfista, e praticante de vôo livre - Asa Delta). É o local onde desfilam as mulheres mais bonitas do Rio; jogadores de renome no futebol profissional e artistas em geral, como Márcio Garcia, assíduo freqüentador. 

Alfabarra - Posto 8 - Em frente ao Condomínio Alfabarra

Posto 7 - av. Sernambertiba Posto 7,em frente ao Posto br. É um point onde a galera é toda amiga, e a mulherada é sensacional: Juninho, Candinho,Cleber (ex jogador do Flamengo), Ximba, Rodrigo, Rivaldo, Leco, Ricardo, Mauricio, Denis, Reinaldo, Jeferson, Ralf, André (Cria), Chapolin, Pierre.

RECREIO DOS BANDEIRANTES 

Estradinha - localiza-se no Quiosque do Dalmo entre os postos 9 e 10 da praia do recreio participantes Bebé , Biel, Rafael, Paulista, Pedrão, Pedrinho, Garrafa, Márcio, Renato, Marcelino, Bolinha, Mudinho, Menudo, Gilson, Juninho, Mazzei, Josimar, Pererê, Menudinho.


FLAMENGO 

Ponto do 200  (O mais novo reduto do Futevôlei.)

Tucumã Fica em frente à Rua Tucumã na Praia do Flamengo,onde foi fundado o Futevôlei na praia do Flamengo. Seus fundadores foram Gerson (ex-jogador do Botafogo), Arnaldo, Monalisa e Brasília. Para quem quiser chegar até lá é só chegar na Praia do Flamengo, em frente ao Boteco Belmonte e seguir em direção à praia. A nossa rede fica exatamente nessa Reta do Boteco Belmonte.

SÃO CRISTÓVÃO

Rede Pavilhão de São Cristóvão - Funciona ao lado do pavilhão de são Cristóvão. Começou como uma brincadeira despretensiosa e hoje nossa rede é muita requisita pelos jogadores do bairro e de outros também. O local é de fácil acesso pois ao lado funciona a feira dos nordestinos inaugurada pela Prefeitura dentro do pavilhão sendo atualmente um dos pontos turísticos mais visitados do rio de janeiro. Quem quiser conhecer no Point e participar conosco de um Futevôlei maneiro é só chegar que vai ser bem recebido. Aguardo vocês. Um abraço.


CIDADE: NOVA IGUAÇU

SESI -  Esse point reúne uma galera que pratica o Futevôlei há bastante tempo assim como iniciantes. Com realização periódica de torneios, é freqüentado por um grupo de amigos que adoram este esporte



CIDADE: BÚZIOS

Praia de Geribá  - Na mais tradicional praia de Búzios, o point atualmente é freqüentado por Alexandre, Leo, Mamário, Eurico, "os gêmeos", Gugu (Niterói) Brother, Mito, Cacalho, Gugu, Salada, Marquinho, Felipe, Rodrigo, Igor e Olimar. Este é também também um dos redutos de Renato Gaúcho e seus acólitos, bem como de Papi, o simpático argentino que teve sólida participação no áureos tempos do point da Miguel Lemos (vide acima)

 



CIDADE: CABO FRIO

Praia de Geribá  - Point freqüentado pelos expoentes do esporte na cidade, como Vino, Carapicú, Nonô, Careca, Parede, Barão, etc., e também pelos jogadores de futebol Flávio (goleiro do Vasco)  Tet i(Botafogo), bem como por iniciantes tais quais Guga, Júnior e Daniel e Maurício (Blau-blau)



CIDADE: NITERÓI

PRAIA DE ICARAÍ (Point do Clube Central  -  em frente à Rua Otávio Carneiro)

PRAIAS DE PIRATININGA E CAMBOINHA

JARDIM CAIÇARA (Cabo Frio)

 



CIDADE: MACAÉ

Praia dos Cavaleiros 

 



CIDADE: CAMPOS

Jardim de São Bento ou São Benedito



CIDADE: LAJE DE MURIAÉ

Campo dos Lajes - Começamos em janeiro de 2003 com um circuito regional pelas cidades do noroeste fluminense. Agora já estamos em contato com jogadores de outros estados. A galera que é constítuda: Gustavo, Léo (cabeça), Maurílio (primo), Tosme, Tonhão, Fabinho. Para chegar é fácil: fica perto da ponte, que é o acesso principal à cidade, vindo de Itaperuna-RJ. Será uma honra receber visitantes e mostrar nossas cachoeiras, rios, parques ecológicos, alambiques de cachaça, dar uma pescada e conhecer nossa calma região, ideal para descanso. Estamos a 25km de Itaperuna, pólo das faculdades, cidade que tem a melhor “night” da região.

 

 


(clique aqui para cadastrar o seu Point e fazê-lo assim 
conhecido e acessível a todos que viajem para sua localidade)

 


  

                                       webdesign: Félix Soibelman ( textos e figuras protegidos pelas leis de direito autoral)

      Rio de Janeiro, Capital  Mundial do Futevolei  *** Futevolei, Arte dos pés à cabeça *** 2002 : Brasil campeão mundial de Voleibol e Futebol (Futebol + Vôlei = Futevolei ) *** Futevolei esporte genuinamente brasileiro