(09-03-2012)   Brasil vence seus jogos na abertura do II Mundial de Futevôlei 4x4
(
 

(Fase classificatória segue nesta sexta-feira a partir de 18h, na arena montada na Praia de Copacabana)

  Nessa quinta-feira se iniciou a segunda edição do Mundial de Futevôlei 4x4. O Brasil, com duas seleções, . uma comandada por Romário e outra por Renato Gaúcho, confirmou o favoritismo e vai ao segundo dia de disputa com boa possibilidade de classificar uma das equipes para a final.

  O jogo de abertura foi uma revanche da final do Mundial anterior. Desta vez a equipe comandada por Romário de venceu aquela de Romerito: 25x15. O time de Romário venceu também o segundo jogo que disputado,  na noite, contra Portugal: 25x8. Por usa vez o time de Renato Gaúcho venceu a equipe da Itália (no qual joga o ex-craque Aldair) por 25x16.

  Nomeado "Embaixador mundial do futevôlei", Romário salientou a importância do evento declarando: "A modalidade 4x4 não é muito comum no futevôlei, mas está sendo uma boa maneira de divulgação do esporte. Ele vem crescendo a cada dia e tem conquistado seu espaço. Ainda precisamos organizar algumas questões burocráticas de confederações e federações para que, se Deus quiser, estejamos na olimpíada de 2020. Temos que aproveitar as Olimpíadas aqui no Rio para divulgar o futevôlei, aproveitar que o mundo estará de olho aqui."

  Renato Gaúcho concordando com o Baixinho, afirmou: "Seria maravilhoso se o futevôlei chegasse às Olimpíadas. Quanto mais se divulga o esporte, mais chances ele tem de crescer e conquistar seu espaço e esse Mundial possibilita isso. Aqui no Rio estamos mais acostumados com o modelo 4x4, já os jogadores do nordeste, não. Mas nós treinamos bastante, demos o direcionamento e os colocamos no lugar certo. Esperamos levar o título."

   Outra estrela do Futebol foi o argentino Caniggia; conhecido como o "carrasco do Brasil" na Copa de 1990 (autor do gol da vitória de 1 a 0, que eliminou a seleção brasileira do Mundial da Itália) não foi muito bem, pois a seleção argentina foi derrotada pela Espanha comandada por Donato (que brilhou no jogo), pelo placar de 25x19. Caniggia comentou que "A torcida hoje foi tranqüila. Mas sempre que encontro os brasileiros no exterior, eles me fazem lembrar daquele gol." Bem, não custa lembrar a ele, também, já que recordar é viver, do famoso 3 X 1 contra a Argentina, em 1982, no qual o Brasil deu um show e um certo Maradona terminou expulso, enquanto o gênio de Zico simplesmente bailava em campo.

   Portugal venceu o Uruguai, por 25 a 19 e finalmente o time do Paraguai venceu o Uruguai por 25 a 12. Nesta partida o Paraguai não teve nenhuma dificuldade e o futevôlei apresentado da edição passada parecia reaparecer, com colocadas precisas e jogo cerebral bem armado pelo técnico brasileiro Kim.

     Hoje, sexta-feira, as duas melhores equipes de cada grupo se classificarão para as semifinais a serem disputadas no sábado. As partidas começam às 18h, com transmissão do SporTV. Entrada franca, em frente ao Copacabana Palace

   Grandes empresas patrocinam o evento. Este projeto foi viabilizado pelo Governo Federal através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério dos Esportes.


Resultados dessa quinta-feira

1 - Brasil 1 25 X 15 Paraguai
2 - Portugal 25 X 19 Uruguai
3 - Brasil 2 25 X 16 Itália
4 - Argentina 19 X 25 Espanha
5 - Brasil 1 25 X 8 Portual
6 - Paraguai 25 X12 Uruguai
 

Jogos desta sexta-feira // dia 9 de março

1 - Brasil 1 X Uruguai
2 - Itália X Argentina
3 - Brasil 2 X Espanha
4 - Paraguai X Portugal
5 - Brasil 2 X Argentina
6 - Itália X Espanha

Seleções na disputa:
BRASIL 1: Romário, Leo Tubarão, Anderson, Alexandre e Helinho
BRASIL-2: Renato Gaúcho, Leandro, Fábio, Tatá, Pião
ITÁLIA: Aldair Mazzieri, Montanari, Bernardo, Denny
PORTUGAL: Oceano, Bruno Santos, Marco, Alex Oliveira, Bruno Alexandre
URUGUAI: Tabaré Silva, Christian, Chueco, Seba, Nico
PARAGUAI: Romerito, Quicho, Jesus, Victor, Odi
ARGENTINA: Caniggia, Mariano, Sebastian, Lizandro, Pablo
ESPANHA: Donato, Alex, Nacho, Cabanillias, Jorge

Grupos // Mundial de Futevôlei 4x4
Grupo 1
Brasil 1
Paraguai
Portugal
Uruguai

Grupo 2
Brasil 2
Itália
Argentina
Espanha