(02-04-2011)  BRASIL QUE JÁ HAVIA PERDIDO O MUNDIAL DE DUPLAS, PERDE AGORA O 4 x 4 PARA O PARAGUAI
 

Made in Paraguai

(NOTA DA REDAÇÃO: Recebemos reclamação  de pessoas do Paraguai por uma menção que consideraram depreciativa. Queremos esclarecer que nunca tivemos intenção de ofender os paraguaios nem praticar qualquer ato de hostilidade, mas, ao contrário, dizíamos ser um autêntico feito dos bravos atletas paraguaios, como podem ler abaixo, a vitória sobre o Brasil. Não concordamos que houvesse qualquer ofensa porque simplesmente mencionávamos, muito ao contrário, tratar-se de algo verdadeiro e valoroso. De todos os modos, queremos deixar patente aqui nosso apreço, abraço e mão estendida ao povo paraguaio e todos os seus atletas, eliminando qualquer mal-entendido. Ainda que pensemos que foi uma interpretação equivocada e injusta do que escrevemos, retificamos a matéria abaixo imediatamente como um reforço dos laços fraternos que nutrimos , repita-se, por todo o povo paraguaio.) 

  O Paraguai venceu por 2 X 0, em sets, com igual placar de 25 X 20, a seleção brasileira de Futevôlei. 

  A seleção paraguaia, que mal havia acabado de aprender a jogar o 4 X 4 (!!!) fez um jogo impecável, explorando todos os espaços vazios. Se antes venceram o mundial de duplas (clique aqui para ler) agora deixam o sabor amargo de vencer o Mundial de 4 x 4 na terra onde o Futevôlei nasceu, o Rio de Janeiro.

  As bolas no meio e na frente pareciam cair facilmente na quadra brasileira. O jogador do Paraguai, Quicho tinha como que um radar clarividente para colocar a bola sempre onde não havia ninguém. Não por acaso foi eleito o melhor da competição. Diga-se o mesmo do paraguaio Jesus.

  O shark attack (*) de Anderson foi pouco explorado. A defesa brasileira, que estava completamente desorientada; depois de sofrer vários pontos com pingadas na frente ou no meio, resolveu finalmente fechar; foi então quando as bolas começaram a cair atrás, demonstrando assim não ter o devido preparo tático para lidar com as duas hipóteses efetivando um fechamento correto.

   O evento estava, contudo, esplendoroso e transcorreu em clima de festa. Para encher os olhos de todos houve uma competição de louras contra morenas, vencendo as morenas, que contavam, com Lana, Josi e Patricinha.  Entere as louras a sempre bela Bianca, Taíssa e Tatiana. O tricampeão mundial de Futebol Jairzinho entregou troféu às vencedoras junto com um belo buquê de flores. Romerito, o famoso jogador de Futebol paraguaio, como de hábito simpático e humilde,  estava na equipe técnica do Paraguai, lembrando com saudades dos tempos em que praticava o Futevôeli nas areias de Copacabana, nos idos dos anos 80. 

   Com lindas mulheres e todo o caldeirão macunaímico de euforia e beleza que alenta o Rio de Janeiro, foi transmitido pelo famoso canal SporTV, possuindo uma infra-estrutura digna de qualquer competição mundial. Deu-se assim ao Futevôlei a estatura merecida.

   Foi feliz o deputado jogador Romário em sua breve entrevista ao agradecer à imprensa pela excelente cobertura, em nível nacional, do evento. Por falar em imprensa, diga-se que nada é perfeito. A organização do evento teve a indelicadeza de proibir o acesso da imprensa ao local onde estavam os atletas, obstando assim uma cobertura mais completa. Além de ser uma constrição injustificada, que obsta a confraternização entre jornalistas e atletas que se conhecem, milita contra os propósitos de divulgação e marketing. Alô, patrocinadores abram o olho para isso!

   Lembrando dos patrocinadores, Romário mencionou a "força do patrocínio"; de fato, é difícil entender como, diante de um esporte tão espetacular, que exige tanta habilidade e domínio, produzindo assim singular beleza, o Futevôlei ainda padeça da dificuldade de patrocínio dependendo de verbas estatais. O esporte depende ainda da presença de astros do futebol e outras celebridades para o reforço de sua projeção.

   A última vez que houve no Rio de Janeiro, este glamouroso torneio foi em 1999 (clique aqui para ver). Esperamos que desta vez não volte a tardar 12 anos para voltar a ocorrer.

  Fazemos votos de que torne-se cada vez mais profissional a competição, refletindo as seleções o ranking real dos melhores jogadores, etc.

   Enfim, mesmo com os devidos reparos, que sempre há a fazer, merece palmas o evento!

   Em breve fotografias aqui. 

 

(*) Ataque com o pé por cima da rede num movimento de cortada. Foi criado pelo jogador "Leo Tubarão" e de aí a expressão "ataque de tubarão" vertida ao inglês.